Uma casa, um jardim, uma floresta e toda a privacidade

Início
A Cabana do Pico fica situada no Sítio do Pico Alto, Santa, Porto Moniz e é uma edificação recente que foi concebida de raiz, com traços arquitectónicos de uma simplicidade rústica, para proporcionar um agradável conforto e saudável repouso e alojamento a quem pretende recuperar as energias perdidas pela activa vida urbana.
Estilo Rústico
Predominam as madeiras, tijoleira e alguns objectos tradicionais, outrora esquecidos em sótãos de familiares. Por estas razões consideramos que esta cabana insere-se na categoria de turismo rústico.
É constituída por dois pisos. Um rés-do-chão com uma sala, lareira tradicional, kitchinette e um WC. O 1ºandar (sótão) tem um quarto de dormir e uma casa de banho. Clique aqui para ver mais fotos do interior da casa. A zona usufrui de uma temperatura ambiente que varia entre 13º, no Inverno, e 27º no Verão.
Restaurante e Supermercado & Privacidade completa
A casa está isolada, à beira da floresta, com os vizinhos mais próximos a três minutos de distância (a pé). A dez minutos (também a pé) é possível encontrar um supermercado local e também um restaurante.
Passeie por cima das nuvens
Saindo do Funchal, de automóvel, demora-se cerca de uma hora a lá chegar, se, após a Ribeira Brava, se dirigir pelo acesso do túnel do Rosário que antecede a Vila de São Vicente. Demorará mais 10 minutos, no caso de seguir pelo percurso alternativo Encumeada - Paul da Serra.
Poderá desfrutar de paisagens de rara beleza, próprias de um planalto como o Paul da Serra, como são os "mares de nuvens" frequentes (ver foto em cima), e outras não menos espectaculares, como as que se pode observar na foto à esquerda.

$top

O mar tão perto

Piscina Natural (água do mar)
Da Cabana do Pico à Vila do Porto Moniz - à beira mar (foto à esquerda) - gastam-se 10 minutos (de carro). Na vila podem se encontrar vários restaurantes, outros supermercados e algumas lojas. Aqui, o ponto mais atractivo é a piscina natural (fotos em baixo). As paisagens do mar são deslumbrantes
Praia de Areia Preta
A poucos quilómetros de distância (no Seixal) existe uma praia de areia preta (foto à esquerda - tirada no Inverno). Na Madeira encontram-se praias de extraordinária beleza. É de referir que a Cabana do Pico fica relativamente afastada da povoação, à beira da floresta, estando, no entanto, perto do campo, da montanha e do mar, havendo muitas possibilidades de passeios a pé, onde é possível observar a natureza de perto. Na área envolvente é possível encontrar levadas e quedas de água.

$top

Explore a Natureza

Levadas
As Levadas são canais de irrigação cuja origem se deveu á necessidade de trazer grandes quantidades de água de Norte, onde abunda, para Sul da Madeira, de mais fácil habitação e onde se situaram desde sempre a maioria das plantações. Muitas Levadas oferecem passeios a pé, de grande beleza paisagística, por onde pode aventurar-se (veja um exemplo à direita).
A Floresta Natural da Madeira - Laurissilva
A Laurissilva ocupa mais de 20% da superfície da ilha. Pode encontrar-se a maioria desta floresta na parte norte da ilha (por isso, perto da cabana), devido às temperaturas mais baixas e humidade.
foto
Esta é a maior área de Laurissilva do mundo e é considerada a mais bem preservada. A palavra Laurissilva vem do Latin "silva", que quer dizer floresta e de "Laurus" (lauraceae), família das espécies arbóreas que habitam esta floresta.
foto
Hoje é classificada pela UNESCO como património mundial. Além da sua beleza deslumbrante, o puzzle natural de formas e tons de verde, revelam todo o dinamismo que é típico de um sistema ecológico equilibrado. Mais informação.

$top

Agricultura

Agricultura Local
Perto, é possível encontrar campos (poios/socalcos) usados para a agricultura local que é, ainda, maioritariamente manual. Através do diálogo frequente com os locais, alertamos a população para as consequências nefastas do uso de químicos na agricultura. O nosso objectivo de longo prazo é a implementação da agricultura biológica.
Horta Biológica
Nas traseiras da cabana temos uma pequena horta biológica com couves, salsa, ervas aromáticas e ervas para chá. Infelizmente, alguns pássaros têm vindo a comer as nossas plantas. Para minimizar este problema colocámos um espantalho no meio da horta Assim, acreditamos que a nossa iniciativa adequa-se, também, às categorias de Turismo Rural Sustentável, Turismo de Habitação, Agroturismo e Ecoturismo.

$top



Actualizado pela última vez em 2012/02/19 visitas desde 2003/01/01